tag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post6204460346769168154..comments2023-06-20T04:13:19.752-07:00Comments on tupi or not tupi: Conclusõesarquitetura brasileira Vhttp://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-85685791951016490272009-12-12T11:42:08.244-08:002009-12-12T11:42:08.244-08:00No Brasil, as primeiras obras Modernistas surgem q...No Brasil, as primeiras obras Modernistas surgem quando apenas se iniciava o processo de industrialização, portanto não se habilitava a solucionar necessidades sociais. No entanto, segundo Lúcio Costa, o Modernismo brasileiro justifica-se como estilo, afirmando a identidade de nossa cultura e representando o "espírito da época". <br />No campo da arquitetura, o Modernismo foi introduzido no Brasil através da atuação e influência de arquitetos estrangeiros adeptos do movimento, embora tenham sido arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que mais tarde tornaram este estilo conhecido e aceito.<br />Os arquitetos Modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas. <br />Em sua versão hegemônica, e mais prolífera, a arquitetura brasileira moderna decantou o programa moderno no desenho de edifícios que recusam o diálogo com o meio urbano a que a princípio deveriam responder. Por certo uma crítica ao caos da grande cidade brasileira, essa arquitetura formulou ora uma negação completa, ora uma introjeção indesejável dos mecanismos mais irracionais da produção urbana. Por enquanto será suficiente considerar que a grande arquitetura brasileira do século 20 pretendeu opor um objeto arquitetônico à textura fragmentada e violenta dessas cidades, ainda que faça parte dessa lógica perversa -a produção de cidades na periferia do capitalismo- a excepcionalidade e a absorção produtiva dos contrários.<br />Lúcio Costa é quem joga luz sobre os desdobramentos dessa arquitetura quando, nos anos 80 diz, ao saudar um dos mais notáveis frutos dessa modernização arquitetônica, o arquiteto João Filgueiras Lima, dito Lelé: "Era o elemento que estava faltando para preencher grave lacuna no desenvolvimento da nossa arquitetura".<br />Seria Lúcio Costa a aperceber-se, passadas décadas, dos problemas gerados por aquela arquitetura que ele aderira entusiasticamente nos anos 40 -de forte caráter inventivo e em busca exclusiva da beleza das formas de concreto? Porque, ao ressaltar as características da obra de Lelé ("voltado para a tecnologia construtiva do 'pré-moldado', enfrenta e resolve de forma racional, econômica e com apurado teor arquitetônico os mais variados e complexos desafios que o mundo social moderno programa e impõe") explica, por oposição, a "grave lacuna" a que se referira: o afastamento do caráter construtivo e a ausência de programa social da arquitetura brasileira.<br />Como essa "síntese" não se disseminou (o aspecto construtivo da arquitetura, o programa social e a "arte") podemos, seguindo nossa hipótese inicial, concluir que a obra de Lelé, por tampouco sublimá-la, possui tensões não resolvidas, o que permitiria uma verificação, digamos, mais didática, dos conflitos existentes na modernização arquitetônica de um país periférico. Em tempo: essa lacuna jamais poderia ser preenchida, e a obra de Lelé é um ensaio sobre tal impossibilidade.<br />Fonte:http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1689,1.shl<br />Postado por: Felipe FerreiraFelipe Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/06015101456815497388noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-58767297643080690332009-12-12T11:36:59.865-08:002009-12-12T11:36:59.865-08:00Este comentário foi removido pelo autor.Felipe Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/06015101456815497388noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-59163549433968154862009-12-05T02:42:48.473-08:002009-12-05T02:42:48.473-08:00O modernismo foi um grande marco na arquitetura br...O modernismo foi um grande marco na arquitetura brasileira, principalmente para o Brasil que se destacou mundialmente através do concreto armado. Mas infelizmente os arquitetos modernistas pensavam somente na estética e na beleza da obra esquecendo um pouco a funcionalidade da edificação.<br />Entre os arquitetos da arquitetura moderna do Brasil, destaca-se Lelé suas obras destacam-se pela combinação entre a exploração da industrialização na construção civil e a criação de componentes pré-fabricados em série, recurso da forma livre, freqüentemente sinuosa, herdada de seu convívio com Oscar Niemeyer (1907). <br /> O diferencial de Lelé, porém, é o baixo custo e curto prazo. Seus projetos para a construção de edifícios – em particular hospitais – são todos com custos muitos reduzidos, aspecto relevante apenas para um raro grupo de arquitetos que, além de dominarem o ofício de criar e construir valoriza o lado social das obras. Lelé é um arquiteto que se preocupa com a estética, mas principalmente com a funcionalidade da edificação, seu traço definido e objetivo nos leva a pensar que tem habilidades inatas para a arquitetura, mas ele próprio já declarou em entrevistas: "coisas inesperadas me levaram a fazer o curso". <br />Assim como no modernismo os grandes vãos, balanços sobre pilotis, monumentalidade, horizontalidade estão presentes também no período contemporâneo. <br /> A arquitetura contemporânea nos remete as novas tendências do mundo, as preocupações com a funcionalidade e a sustentabilidade estão presentes nas obras. Tornando assim os projetos mais econômicos e funcionais sem contar que estamos nos preocupando e preservando a natureza pois a mesma está cada vez mais presente no nosso dia-dia.Jaqueline Stiehlerhttps://www.blogger.com/profile/01914201159427756333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-5482131794411470672009-12-04T13:48:26.600-08:002009-12-04T13:48:26.600-08:00Foi com a arquitetura do modernismo, que o Brasil...Foi com a arquitetura do modernismo, que o Brasil foi em busca de uma identidade, pensando no projeto e adaptando com o clima brasileira e sua cultura. Até então o Brasil copiava a arquitetura do exterior,e colocava aqui sem se preocupar com o clima e sua cultura.O concreto armado foi o marco da arquitetura moderna no Brasil, com o concerto armado o Brasil começou a se torna conhecido no mundo todo.Uma critica muito forte ao modernismo foi a funcionalidade de suas obras , e a falta de preocupação com construções coletivas.O carioca João Filgueiras Lima, o Lelé, foi um dos últimos protagonistas do cenário do modernismo no Brasil, atuando com outros mestres da arquitetura no nascimento de Brasília.Sendo influenciado pela necessidade de racionalização na construção de Brasília, seus projetos começaram a apresentar tecnologias construtivas pré-fabricadas e ligadas ao clima.<br />A obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se especialmente pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Como elementos inéditos trazidos para o país podemos citar a argamassa armada e o aço, explorados em suas obras.<br />E até hoje na arquitetura contemporâneo percebemos a influência da arquitetura moderna, e como ela foi importante para a cultura do Brasil. Cada vez mais os arquitetos conseguem trabalhar em grandes vãos graças a utilização do aço, que começou a ser trabalhado no final do modernismo e cada vez mais evoluindo .Então percebemos que nos arquitetos precisamos analisar as obras que já foram construídas e evoluir a partir disso, e assim construí á história da arquitetura brasileira, baseado nas grandes obras que já foram construídas , e devemos assim preservá-las para nossa analise . <br /><br />Solange TomioUnknownhttps://www.blogger.com/profile/05510561674129692819noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-3979510928825885012009-12-04T11:12:41.165-08:002009-12-04T11:12:41.165-08:00Conclusão da disciplina: Lizziane Mylena Volkmann ...Conclusão da disciplina: Lizziane Mylena Volkmann <br /><br /><br />A arquitetura brasileira passou a ter reconhecimento a partir das obras de arquitetos modernistas como Lucio Costa e Oscar Niemeyer, e com estes as técnicas entre as quais se destacam principalmente o concreto armado geralmente em traços ou formas geométricas simples. Além deste reconhecimento a partir das novas técnicas, a essência permanece ainda como base atual e desenvolvimento para muitos arquitetos contemporâneos. <br />Primeiramente a arquitetura moderna sofreu muito com críticas pois se tratava de um novo estilo, uma nova identidade muito diferente da reconhecida arquitetura européia. Mas a medida que iam surgindo projetos e construções, como uma das principais Brasília, a arquitetura foi se afirmando e tomando lugar em conceitos internacionais. Ainda como base para esses arquitetos percussores do modernismo pode se citar a influencia de Le Corbusier. <br /><br />Uma das principais características dos arquitetos modernistas foi a adaptabilidade as condições locais como clima e topografia, garantindo crédito a nova arquitetura. Desta maneira, os arquitetos passaram a ter uma preocupação em analisar diversos aspectos do local garantindo certa segurança e perspectivas futuras além de credibilidade. Além disto, como já foi citado, essa preocupação em análises serviu também como base para os arquitetos contemporâneos. Desta maneira, desenvolveu-se uma arquitetura com grande variedade de materiais e elementos como metais, madeira, vidro e concreto, além da preocupação com materiais sustentáveis, o qual é a temática atual da arquitetura.<br /> <br />Assim como esses conceitos de diversas análises foram mantidas na arquitetura contemporânea, também se teve uma preocupação com estudos econômicos, devido aos custos elevados da arquitetura moderna. Com isto passou a se desenvolver técnicas e materiais que trouxessem economia de custos e tempo para a obra por meio da continuação de traçados modernos mas com a racionalização de espaços. <br /><br />Uma das principais características da arquitetura contemporânea antes não vista, é a preocupação com questões sociais. Atualmente a busca pela influência sobre uma grande população, vem se tornando muito forte, principalmente a influência no espaço urbano com a implantação de um projeto. Assim, ao estudar a evolução da arquitetura moderna à contemporânea, podemos citar um dos arquitetos mais importantes deste período: João Fogueira Lima, mais conhecido como Lelé. <br /><br />Este arquiteto pode ser considerado como um dos mais completos em relação ao estilo contemporâneo. Entre as principais características pode-se destacar a utilização da arquitetura pré-fabricada e tecnologias construtivas que permitem rapidez na execução com redução de custo e mínimo de desperdício, como por exemplo a arquitetura modular muito utilizada por este arquiteto em projetos como Hospitais da rede Sarah Kubitschek. <br /><br />Desta maneira pode-se concluir a necessidade da preocupação com diversos fatores e sua aplicação nas construções. Além disto, percebe-se a importância do resgate de diversos aspectos importantes que marcaram cada estilo na arquitetura brasileira e a partir disto suas adaptações e inovações tecnológicas. É muito importante que novos arquitetos não percam esses conceitos e procurem sempre se basear em projetos como deste arquiteto que além da estética se preocupa com o conforto dos usuários, custos e desperdícios. Assim podemos garantir que a arquitetura continue evoluindo com qualidade e responsabilidade social.arquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-49614416752092335842009-12-04T10:17:26.751-08:002009-12-04T10:17:26.751-08:00Conclusão da disciplina - por Laís Cristina Leite
...Conclusão da disciplina - por Laís Cristina Leite<br /><br />O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que se iniciou na Europa e começou a ter seus ideais difundidos no Brasil a partir da primeira década do século XX, através de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna, realizada em 1922. O movimento deu início a uma nova fase estética na qual ocorreu a integração de tendências que já vinham surgindo, fundamentadas na valorização da realidade nacional, e propondo o abandono das tradições que vinham sendo seguidas até então. Foi um movimento cultural global que envolvia vários aspectos, entre eles sociais, tecnológicos, econômicos e artísticos. <br />No Brasil, as primeiras obras modernistas surgem quando apenas se iniciava o processo de industrialização, portanto não se habilitava a solucionar necessidades sociais. No entanto, segundo Lúcio Costa, o Modernismo brasileiro justifica-se como estilo, afirmando a identidade de nossa cultura e representando o "espírito da época". <br />A influência de arquitetos estrangeiros adeptos do movimento, embora tenham sido arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que mais tarde tornaram este estilo conhecido e aceito, são os representantes deste movimento, que ficou na história.Os arquitetos modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas. <br />João Figueira Lima, Lelé, foi um arquiteto muito importante para a arquitetura moderna, pois, cada obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se especialmente pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Durante sua trajetória chegou a propor métodos e processos de pré-fabricação de elementos construtivos inéditos no país. A forma como a argamassa armada, em especial, e o aço foram explorados em sua obra também é fato revelador. <br />Concluindo este pensamento, que foi discutido a respeito da arquitetura moderna, é importante lembrar que a arquitetura moderna foi um salto para um novo pensamento e evolução para a arquitetura brasileira e no mundo todo. Foi a partir deste movimento que novas maneiras de projetar e novos materiais foram descobertos e adaptados a projetos pelos arquitetos. Estas características modernas ficaram para sempre e servirão de exemplo para inspiração de novos arquitetos, para assim poder adaptar e conceituar projetos atuais.... integrando arquitetura moderna e contemporânea!<br /><br />Postado por Laís Cristina Leitearquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-7741072543925064672009-12-04T05:10:42.236-08:002009-12-04T05:10:42.236-08:00Neste semestre pudemos estudar todas as fases das ...Neste semestre pudemos estudar todas as fases das arquitetura no Brasil. Percebemos que cada movimento, apesar de se diferenciar um do outro, se inspira nos movimentos passados. Na minha opiniao, a melhor época da arquitetura brasileira foi o modernismo. Foi quando o Brasil conseguiu ser reconhecido mundialmente por sua arquitetura. A criação de Brasília, e arquitetos como Oscar Niemeyer, Lelé, Lúcio Costa e etc. Infelizmente, o modernismo não pode ser visto em qualquer lugar, a arquitetura modernista era muita cara, impossibilitando o uso da mesma em todas as classes. Foi aí que Lelé se destacou, utilizando a arquitetura Moderna de forma popular, construindo prédios público, baratos, pré-moldados, modernos e maravilhosos. Atualmente a arquitetura que se detaca é a contemporânea, que na minha opiniao é uma mistura de todas as fases, mas com certeza com grande ênfase a arquitetura moderna. Bom seria se nosso país conseguisse mantar o padrão de Brasilia em todo Brasil.<br /><br />Acadêmica: Ana Luiza Lubitzarquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-59580565728802048652009-12-03T15:38:48.697-08:002009-12-03T15:38:48.697-08:00arquitetura brasileira V disse...
A arquitetura m...arquitetura brasileira V disse... <br />A arquitetura moderna teve inicio no Brasil no ano de 1922 com a semana da arte moderna. Foi um momento de intensa reflexão a respeito da arquitetura vigente, e de busca por uma nova arquitetura.<br />Esta nova arquitetura adotada buscou uma ruptura com o passado, e a melhoria das edificações. Ficou evidenciado a preocupação com a implantação do edifício no terreno, o uso de proteção contra o sol e a valorização do usuário.<br />Foi com a arquitetura moderna que a arquitetura brasileira buscou sua identidade própria, não mais pegando modelos internacionais e implantando-os em nosso país.<br />Sabemos que vivemos hoje uma arquitetura contemporânea, mas os traços da arquitetura moderna estão presentes na maioria das construções de hoje em dia. Os grandes vãos, estruturas em balanço, brises , o uso de concreto armado e também de estruturas metálicas são utilizados hoje nas edificações de uma maneira mais contemporânea.<br />Nas residências contemporâneas, o uso do concreto, o vidro, os vãos maiores e principalmente as linhas retilíneas são bastante evidentes. A casa cubo é um ícone da arquitetura contemporânea, mas a meu ver, é antes de tudo, uma herança da arquitetura moderna.<br />Uma das principais críticas ao modernismo é que o mesmo não levou em conta a funcionalidade da obra e que não pensava no coletivo. João Figueiras Lima, o Lelé, foi um importante arquiteto modernista que ficou conhecido por pensar no coletivo.<br />Seus principais projetos foram hospitais, como a rede Sarah em Brasília, escolas e equipamentos públicos projetados para as massas. As suas obras se destacam pela racionalização e da industrialização da arquitetura, mas sempre uma arquitetura viável.<br />Lelé é considerado o último arquiteto modernista brasileiro, que conseguiu um elo muito importante com a arquitetura contemporânea e as tecnologias que o mesmo utilizava são muito presentes nesta arquitetura. <br />O que tiro de conclusão do que foi visto e analisado durante a disciplina é que o movimento moderno trouxe identidade para a arquitetura brasileira. Apesar de não ser a arquitetura vigente hoje, a arquitetura brasileira é mundialmente conhecida por suas obras e arquitetos modernistas, principalmente Oscar Niemeyer e João Figueiras Lima. Concluo também que apesar de não vivermos mais o modernismo, a arquitetura contemporânea é o que nos foi deixado do modernismo, é a evolução da arquitetura daquele século. O que falta para a arquitetura contemporânea realizar o ideal da arquitetura moderna é o pensamento coletivo, a produção para as massas, a racionalização das construções.<br />O que precisamos é de uma sociedade igual e nivelada, sem diferenças sociais. Só assim as cidades serão realmente contemporâneas, pois não serão apenas demonstração de grandiosidade e bom gosto e sim cidades de homens iguais.<br /><br />Carolina M.Buchenarquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-91720408703138946612009-12-03T15:24:10.867-08:002009-12-03T15:24:10.867-08:00carolina m. buchencarolina m. buchenarquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-32686603940993116972009-12-03T15:17:38.781-08:002009-12-03T15:17:38.781-08:00Este comentário foi removido pelo autor.arquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-70920151158676989112009-11-30T18:32:17.871-08:002009-11-30T18:32:17.871-08:00“... certo consenso de que uma arquitetura pensada...“... certo consenso de que uma arquitetura pensada segundo os princípios da industrialização (portanto “padronizada”) tenderia a ser menos livre que aquela concebida pela mão que, sem peias, especula sobre a folha de papel. Ora, o que Lelé vem provando há décadas por meio de sua prática projetual é que tal interpretação apenas releva nossa incapacidade de compreender e de explorar produtivamente outros conceitos de forma – nomeadamente, aqueles regidos pela lógica industrial. Despreparo, diga-se de passagem, muito bem ilustrado pela dificuldade que nossos chefes de fileira modernos – Costa e Niemeyer – sempre tiveram de compreender a arquitetura moderna que não fosse a lecorbusiana.”¹ <br /><br />Acredito que João Filgueiras de Lima, o Lelé, é um modernista devido ao acaso, por ter iniciado na arquitetura com um time de “grandes”. Lelé iniciou-se como arquiteto nos canteiros de obra da monumental cidade de Brasília, onde essa experiência juntamente com o convívio com o arquiteto Oscar Niemeyer teve forte influencia em sua arquitetura, despertando-o para projetos com soluções rápidas (pré-fabricados) e claro, com um traço livre, pouco sinuoso e informal. <br />Ao contrário de outros arquitetos desta mesma época, Lelé tem sua arquitetura voltada ao social; obras públicas, “sempre motivado por encontrar soluções que possam melhoras as necessidades básicas, seja na construção de escolas, de creches”², vinculados a sistemas construtivos dotados de boa arquitetura e o melhor, com custo baixo e diretamente ligados a soluções climáticas mais apropriadas as condições brasileiras de clima.<br />A colega Deisi dos Santos coloca muito bem as críticas e suas conseqüências a respeito da arquitetura moderna - e por isso acredito que Lelé é um modernista do acaso - e depois de ler tais observações tenho que concordar com o que disse Lúcio Costa a respeito de Lelé: “Era o elemento que estava faltando para preencher grave lacuna no desenvolvimento da nossa arquitetura”.<br /><br />A arquitetura contemporânea é interpretada como uma crítica a arquitetura moderna, porém com alguns lastros da mesma como horizontalidade e grandes vãos (isso lhe lembra algo? ver projetos da Rede Sarah Kubitschek, Sarah-Rio). <br /><br />¹ ² Revista AU, Ano 23, Outubro de 2008 pág. 54 – 64.<br /><br />Milena P. BotelhoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/03081776931408488533noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-4676642505461606502009-11-30T18:31:24.698-08:002009-11-30T18:31:24.698-08:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03081776931408488533noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-56915980378781189012009-11-30T02:30:30.540-08:002009-11-30T02:30:30.540-08:00A arquitetura contemporânea brasileira é, sem dúvi...A arquitetura contemporânea brasileira é, sem dúvida nenhuma, fortemente influenciada pela arquitetura moderna. Visto isso um dos mais importantes arquitetos é João Figueiras Lima, o Lelé. Como definir a obra de João Filgueiras Lima? A princípio, o que me parece é que ela é uma fusão da arquitetura, do design e da engenharia. Isso significa que o arquiteto conseguiu expor em suas obras o extraordinário controle das técnicas construtivas e a disposição para responder a uma ampla gama de problemas projetuais, que vão desde a escala de um complexo hospitalar a um simples banco de praça. A obra de Lelé não tem paralelos no Brasil, e diante disto devemos rever alguns dos critérios do modernismo muitas vezes aplicados sem razão. É verdade que ele pertence a uma geração marcada pelo gigantesco empreendimento da construção de Brasília. Para ele esta surgiu como uma possibilidade inédita de pensar a arquitetura do ponto de vista da sua inserção no processo produtivo industrial. A construção em grande escala e curto prazo pode ter significado um envolvimento mais produtivo com os problemas vinculados à racionalização dos métodos e processos construtivos um raciocínio em termos de produção em série, modulação, elementaridade e repetição. Desta maneira não é difícil compreender porque o problema da relação entre projeto e modo de produção industrial veio a assumir lugar central na obra de Lelé desde a primeira encomenda recebida pelo arquiteto. As dificuldades com que se depara o jovem recém-formado – da exigüidade do prazo à indisponibilidade de material e ausência de toda sorte de infra-estrutura – acendem seu interesse pela pré-fabricação de tal modo que daí em diante seria quase impossível pensar sua obra senão atentando para sua descendência direta do canteiro de obras de Brasília. Essa mesma experiência ajuda também a esclarecer outros aspectos pelo qual o trabalho de Lelé veio a se diferenciar do quadro da arquitetura moderna no Brasil. Lelé é diferente pois propõe um experimentalismo incessante que importa numa concepção de forma que se poderia dizer “aberta”. Ele lançou-se a frente do seu tempo. Há uma espécie de inconformismo latente na obra de Lelé, que pode levar à exploração mais recente da estrutura metálica quanto à longa investigação da argamassa armada. De maneira simples, o que está em jogo é uma tarefa nada fácil: viabilizar a produção em série numa sociedade ainda profundamente resistente à industrialização e à racionalização da construção, sem por isso cair no “formalismo técnico”. Para nosso arquiteto, conceber a arquitetura como processo significa prever um sistema aberto, sem forma pré-estabelecida, capaz de expandir-se e adaptar-se virtualmente ao infinito que caracteriza as melhores obras do arquiteto. Graças a esta espécie de inacabamento fundamental, por princípio oposto a uma forma definida e estável, o primeiro hospital da rede Sarah, por exemplo, chega a ter hoje cerca de 3 x sua área original de duas décadas atrás. E isso sem que o mesmo fosse descaracterizado. É um interesse o mecanismo da repetição, afinal, que se faz presente ora nos sheds que ajudam a controlar a ventilação dos ambientes, ora no princípio modular que se deixa flagrar aqui e ali. Há de fato um pensamento econômico envolvendo desde questões formais até a definição de prazos, recursos materiais e financeiros, e não apenas sistemas de controle ambiental destinados a extrair rendimento máximo das fontes de energia. Por isso a imagem dos favos de colméia de que o arquiteto se serve para introduzir sua obra. Fonte: vitruvius Postado por: Michaele C. Chiodiniarquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.com