tag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post6635729955436293778..comments2023-06-20T04:13:19.752-07:00Comments on tupi or not tupi: A R Q U I T E T U R A M O D E R N Aarquitetura brasileira Vhttp://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-45777674641999002632009-12-05T05:31:59.373-08:002009-12-05T05:31:59.373-08:00O movimento modernista séc. XX, nascido da necessi...O movimento modernista séc. XX, nascido da necessidade industrial e carregando características do movimento bauhaus e construtivista, o modernismo busca em suas formas limpas e puras a otimização de materiais, a utilidade e a economia. São desta época as célebres frases: menos é mais (arquiteto Mies Van der Rohe) e a forma segue a função (arquiteto Daniel Domingues Sullivan).<br /><br />Neste momento é importante observar que a descoberta das grandes tecnologias do início do século XX, tais como a telefonia e o rádio, e o encolhimento das distâncias pela evolução do transporte intercontinental, influenciaram a visão do "novo". A experimentação nas artes e no design negava as diretrizes orgânicas da art noveau para um universo de desconstrução e racionalização. <br /><br />Durante este período movimentos importantes tais como o cubismo, dadaísmo e arte abstrata transformavam a visão da arte e da sociedade. Na arquitetura e no design, os novos materiais impusionados pela indústria utilizavam-se cada vez mais das estruturas metálicas, do nylon, plásticos, vidro e posteriormente do concreto armado que veio a ser o grande símbolo do modernismo no Brasil.<br /><br />No Brasil a arquitetura moderna teve como principal influência o trabalho do arquiteto Le Corbusier, que tinha como característica principal a sua diversidade formal e destacamento dos eixos que construía uma grande articulação ao plano urbano, também teve em Lúcio Costa o seu principal mentor e impulsionador do movimento.<br /><br />Partindo desta contextualização, é muito importante observar que o trabalho de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e João Filgueiras de Lima, o Lelé e outros, tiveram uma grande influência na construção da arquitetura moderna brasileira. Primeiro pelo papel do estado que com suas obras públicas e monumentais, traziam a visão vanguardista do movimento moderno para a arquitetura e arte como os painéis de Candido Portinari, em oposição ao estilo neo-colonial, mudando assim a paisagem urbana e fortalecendo o sentimento de "país do futuro", o que culmina no grande marco modernista no Brasil que é a construção de Brasília.<br /><br />Neste momento a importância da contribuição do Lelé que se torna fundamental pois ele buscou na otimização dos processos da tecnologia construtiva do pré moldado uma alternativa de economia, rapidez e monumentalidade que os projetos de Niemeyer pediam, comparado aos dias de hoje esses processos ainda eram muito caros e normalmente só eram viabilizados graças aos orçamentos estatais. Outro aspecto bastante criticado das obras deste período era a dificuldade de transpor para a realidade a funcionalidade e o conforto térmico. Independente disso, a descoberta das técnicas da pré fabricação do concreto armado, que inclusive foi estudada no leste europeu pelo próprio Lelé nos anos 60, foram fundamentais para a evolução da arquitetura até a contemporaneidade, sendo hoje mais do que nunca uma grande alternativa para trazer a forma a serviço da arquitetura de maneira mais prática e de certa forma sustentável.<br /><br />Esteticamente, a importância do movimento moderno traz suas grandes contribuições até hoje, onde elementos como a forma essencial, busca por novos materiais e funcionalidade se incorporam visivelmente à vanguarda da arquitetura nos dias de hoje.<br /><br /><br /><br />Solange Martinsarquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1805934569807093290.post-6300113124796288682009-12-04T09:33:58.942-08:002009-12-04T09:33:58.942-08:00A arquitetura moderna apareceu no Brasil apenas em...A arquitetura moderna apareceu no Brasil apenas em 1922 na Semana da Arte Moderna. Recebeu várias críticas pela nova arquitetura, os vanguardas que continham padrões estéticos bem definidos, não receberam bem o movimento. Os dois pioneiros, os arquitetos Rino Levi e o imigrante russo Gregori Warchavchik, atentos com o que acontecia na Europa, divulgava nos jornais do esses ideais. Levi apresentava o seu pensamento, alinhado às doutrinas dos grandes mestres do Movimento Moderno na Europa Adolf Loos, Walter Gropius e Le Corbusier. <br />A arquitetura moderna quebrava paradigmas na época, a nova técnica revisava os valores plásticos tradicionais e os antigos processos de construção. O concreto armado apresentou outra hierarquia aos lementos de construção, como os pilares, vigas e paredes de vedação, apresentava liberdade da planta com vãos livres, possibilidade de novas proporções e relações de cheios e vazios. A apresentava alto custo, tecnologias especiais, o projeto dos arquitetos brasileiros evoluiu para uma solução com personalidade própria, mas incorporando toda a síntese corbusieriana, sobretudo os “cinco” pontos da arquitetura: o pilotis, as plantas e fachadas livres, o terraço-jardim e os brises. Possuía como características linhas retas, uso do concreto armado, horizontalidade, vãos enormes, vidraças e estética marcante. Os arquitetos estavam construindo edificações que era brasileira, iam de acordo com o clima, natureza, luz e cultura do Brasil. A arquitetura moderna brasileira que distinguiu e se consolidou aos olhos do mundo. Era uma forma de pensar e projetar.<br />Mas a arquitetura moderna tinha seu lado negativo: era estético mas não funcional, não era uma arquitetura integrada, apresentava defeitos na conservação e não tinha responsabilidade social, a massa da população não tinham acesso a ela. Foi apenas com a construção de Brasília que virou ícone de expressão cultural.<br />A ascensão de Lúcio Costa, um dos mais famosos arquitetos modernistas marcou um segundo momento, a partir de 1931, quando foi nomeado diretor da Escola Nacional de Belas Artes e líder da equipe encarregada de elaborar o projeto do MESP. A ascensão de Oscar Niemeyer começou com as obras da Pampulha, em Belo Horizonte, produzindo uma arquitetura que se afastava, aos poucos, da síntese cobusieriana .Oscar Niemeyer, valorizava o formalismo, tornando-se o divulgador da arquitetura brasileira no Brasil e no exterior. Lucio Costa,incorporava a síntese entre o moderno e o tradicional. <br />José Figueira Lima, o Lelé, formou-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes em 1955, iniciou sua carreira nas obras de Brasília colaborando com Oscar Niemeyer. Lelé trouxe a industrialização da construção e planejamento urbano como seu foco principal. Explorando as vantagens do baixo peso e da facilidade de montagem da argamassa armada, Lelé projetou seus primeiros sistemas de mobiliário e de infra-estrutura urbana para áreas carentes. A industrialização é questão de economia de escala. <br /><br />Elizabeth Ferracioli Fusãoarquitetura brasileira Vhttps://www.blogger.com/profile/08638466414994879479noreply@blogger.com