sábado, 5 de maio de 2012

O NEOCLASSICISMO E O ROMANTISMO NO BRASIL - O Reino Unido e as transformações na ex-Colônia





Video por: Bianca Rieg; Camila Pianezzer

Resumo do livro: Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI (Página 49 - 59)

Autores: Chico Mendes, Chico Veríssimo, William Bittar

16 comentários:

Bruna Akemi disse...

Junto com a vinda da Família Real, os portugueses notaram (e consequentemente trouxeram) grandes mudanças. Sempre dando muita importância a qualidade do conforto e a estética... o que proporcionou diversas interferências urbanísticas, principalmente no Rio.

giovana disse...

Em 1808 qdo a família real veio para o Brasil, se depararam com uma cidade semelhante as pequenas cidades portuguesas, com ruas estreitas e sujas, sobrados e chacaras mais distantes. E após a independência qdo retornaram levam todo o ouro do Banco do Brasil, fora o que levaram antes e o que mandaram pra inglaterra(25%)e ainda ficamos endividados com o governo inglês, pode!.

Joana Nely disse...

O Brasil sempre foi para os europeus uma terra com sinônimo de exploração.
Como nesse período o ouro já estava escasso, a solução para sustentar os luxos na nobreza foi a elevação dos impostos, o que causou, com toda razão, o total descontentamento dos senhores locais.

Eder Kreyssig disse...

A influência neoclássica está submetida ao romantismo, Seu expoente é Grandjean de Montigny (1776-1850), que chega com a Missão Francesa, no Rio de Janeiro.

Letícia Tozetto disse...

A vinda da família real deu outro rumo a evolução das cidades e da arquitetura brasileira, principalmente onde o governo se estabeleceu, por sua procura de requinta e diferença cultural.

Gabriela Warmling disse...

O vídeo narra, principalmente, as mudanças que acarretaram a fuga da corte e da família real portuguesa para o Brasil e, consequentemente, as transformações que se seguiram no Rio de Janeiro e no resto da colônia. Essas transformações, primeiramente de caráter político, levaram a muitas outras mudanças em campos como a cultura, a economia e a arquitetura.

Bruna disse...

No vídeo vimos como a fuga da família Real para o Brasil começa a alterar o programa urbanístico da cidade, principalmente com a morte de D.Maria, quando o cargo passa a ser ocupado por D. João. A cidade do RJ passa por grandes mudanças, implatação de novos edifiícios públicos e mesmo a criação da escola Regular de Arquitura no Brasil.

Marina Bender disse...

O video mostra que o Brasil só passa a se desenvolver, a ser pensado, urbanizado e reorganizado a partir da vinda da familia real, onde casas, interiores, acessos, cidade e regiões que eram vistas como abandonadas e sujas, passaram a ser projetas por arquitetos e especialistas como "lugar parar morar, permanecer e estar" e não apenas como um lugar que deve ser colonizado, explorado, como um lugar cuja utilidade é ser moeda de troca.

Gi disse...

Com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, a familia se encontrou com cidades de ruas estreitas e sujas, com chácaras mais distantes do "centro". Retornando anos depois para Portugal levaram todo o outro do Banco criado por D João, o Branco do Brasil, pois o Brasil sempre foi, em vista dos europeos em geral, uma terra usada para explorações. O ouro sería um ótimo metal para todo tipo de luxo da familia real.

Gisele Odebrecht Noll

Mariana Botelho disse...

Junto com a família real veio a importância da estética e luxo, traduzido por muitas vezes em itens de decoração. Os impostos vão as alturas, para poder sustentar os luxos da família real e a reurbanizacao em algumas cidades principais, como RJ, para recebe-los

Jefferson kroth disse...

Realmente a partidar da vinda da familia real, que o Brasil começa com alguns planos de urbanizaçao e ai juntamente sua infinidade de problemas... que hoje ainda encontramos em diversas cidades do Brasil... Até a vinda da familia real o Brasil sofria com a politica da extraçao...

Rita Maria Scolaro disse...

A vinda da família real para o Brasil, além de provocar mudanças na cultura, provocou grandes mudanças no urbanístico das cidades, principalmente no Rio de Janeiro.

sweetsecret_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A chegada ao Brasil da Missão Francesa de 1816, foi um ponto crucial na difusão dos ideais neoclássicos a partir da capital, incentivada pela necessidade de se reorganizar a planta urbana do Rio após a chegada da família real portuguesa. O arquiteto vindo com a Missão, Grandjean de Montigny, tornou-se professor de arquitetura da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, fundada por D. João IV em 1816. Ainda durante o período colonial, Grandjean projetou a Praça do Comércio do Rio, construído entre 1819 e 1820, um edifício de planta centrada com uma grandiosa cúpula.

Jéssica disse...

A influencia da família real no brasil provoca mudanças no urbanismo na cultura e na arquitetura.
O vídeo consegue nos mostrar isso com clareza.

Jéssica Puel

Leonardo Bocca disse...

as grandes mudanças para o nosso urbanismo e nossa arquitetura vieram junto com a chegada da Família Real, principalmente para a cidade do Rio de Janeiro cidade onde estava o poder politico..