Niemeyer com Annita e sua filha Anna Maria.
1934 - Obtém o diploma de engenheiro arquiteto no Rio de Janeiro.1935Inicia vida profissional no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.1936No escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão participa da equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.Conhece Le Corbusier e Gustavo Capanema.
Por ocasião de sua formaturana Escola Nacional deBelas Artes.
"Não queria, como a maioria dos meus colegas, me adaptar a essa arquitetura comercial que vemos aí. E apesar das minhas dificuldades financeiras, preferi trabalhar, gratuitamente, no escritório do Lúcio Costa e Carlos Leão, onde esperava encontrar as respostas para minhas dúvidas de estudante de arquitetura. Era um favor que eles me faziam."
1937 - Projeta a Obra do Berço, no Rio de Janeiro.1939Viaja com Lúcio Costa para projetar o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova Iorque.
1939 - Lúcio Costa e Niemeyer com representantesda Feira Mundial em Nova Iorque.
Chegando a Nova Iorque com a família e Lúcio Costa, em
O prefeito JK em discurso, no segundoaniversário de sua administração.
Niemeyer estuda o projeto da ONU em Nova Iorque, 1947.
1950 - É publicado nos EUA o livro The Work of Oscar Niemeyer, de Stamo Papadaki.
1951 - Projeta os conjuntos Ibirapuera e COPAN, em São Paulo.
1952 - Projeta sua residência na Estrada das Canoas, no Rio de Janeiro.1954Viaja pela primeira vez à Europa, quando participa do projeto para reconstrução de Berlim.
Niemeyer em visita à União Soviética. Niemeyer com o presidente JK,idealizador de Brasília.
1956 - É encarregado de organizar o concurso para escolha do Plano-piloto de Brasília, participando também da comissão julgadora.
Com Lúcio Costa, autor do projetovencedor em Brasília.
1957- 58 - Projeta o Palácio da Alvorada em Brasília e os principais prédios da Nova Capital.1961Publica Minha experiência em Brasília.
Com o presidente JK e o engenheiro IsraelPinheiro, apresentando a maquete doPalácio da Alvorada, em 1957.
1962 - É nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da recém criada UnB.Viaja ao Líbano para projetar a Feira Internacional e Permanente.1963É nomeado membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos dos Estados Unidos.1964Viajando a trabalho para Israel, é surpreendido pela notícia do golpe militar no Brasil.Retorna ao país em novembro, quando é chamado pelo DOPS para depor.
Niemeyer recebe o prêmio Lênin da Paz, em solenidade na UnB, 1963. À mesa, Niemeyer, o representante soviéticoD. Skobeltsim, Darcy Ribeiro.
É nomeado membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras e do Instituto Nacional de Artes e Letras." Mas durante a ditadura, tudo foi diferente. Meu escritório foi saqueado e o da revista Módulo, que dirigia, semi-destruído. Meus projetos pouco a pouco começaram a ser recusados. "Lugar de arquiteto comunista é em Moscou ",desabafou um dia à imprensa o Ministro da Aeronáutica. "
1965 - Retira-se da Universidade de Brasília com mais 200 professores, em protesto contra a política universitária.Viaja à Paris para a exposição de sua obra no Museu do Louvre.1966Publica o livro Quase memórias: Viagens.1967Impedido de trabalhar no Brasil, decide se instalar em Paris.
1969 - Na Argélia, projeta a Universidade de Constantine.1970Em protesto contra a guerra do Vietnã, desliga-se da Academia Americana de Artes e Ciências. 1972 - 73Em Paris, abre seu escritório nos Champs Elysées, em Paris.Acompanha a exposição sobre sua obra na Europa.
Niemeyer apresenta maquete do primeiroprojeto do partido Comunista Francês. Em seu escritório, com a maquete do primeiro projeto para a Mondadori.
CONTEXTO HISTÓRICO/POLÍTICO
Para compreender as obras em questão e os motivos que levaram a formação do escritório-satélite de Oscar Niemeyer em São Paulo, é preciso antes de tudo compreender o momento que a primeira metade da década de 1950 representa dentro da carreira de Niemeyer.
Niemeyer abraçou a técnica construtiva do concreto armado. Com concreto armado podem ser feitas estruturas impossíveis sob as técnicas anteriores. O cimento moderno (Cimento Portland) surgiu em meados do século XIX. Com o desenvolvimento de aços mais resistentes nos idos de 1930 surgiu o concreto armado capaz de realizar grandes construções. Eis então que na década de 1950 Niemeyer surge brandindo essa tecnologia em sua arquitetura.
1. Não envolve o projeto com o que o cenário natural, virgem, lhe proporcionava;
2. Não faz uso de vegetação ou paisagismo, pelo contrário, arranca toda a vegetação;
3. Não faz uso de materiais locais, que fariam todo o projeto se harmonizar com o contorno: pedras, terra, madeira."
"Niemeyer é geométrico, linhas, curvas e volumes. Não há nada de orgânico em sua obra. Não há nenhuma capacidade de usar a natureza, nem de se integrar à ela, como grandes arquitetos fizeram. As instruções deste arquiteto são para eliminar as árvores, afastar a vegetação, deixar o árido dos horizontes nus para que os traços da geometria euclidiana apareçam. Nisso ele manifesta o crime da civilização ocidental, trazida a nós desde o descobrimento: encarar a mata, os bichos, as águas, as pedras como os imperfeitos, aqueles no caminho do estabelecimento da visão racional e idealizada do homem. (...)Nosso Oscar Niemeyer não (...)conseguiu fazer nada com a natureza além de usar como base para fincar suas formas geométricas extravagantes. Que poderiam estar pousadas em qualquer lugar, desintegradas que são."
Quanto ao conteúdo abordado a formação e evolução histórica da arquitetura e das cidades brasileiras nos períodos da Colônia e do Império foram bem ilustradas através da viagem que fizemos a São Francisco, visualizando suas tipologias construtivas. Os pioneiros da arquitetura moderna no Brasil estudados foram Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rino Levi, Lina Bo Bardi, Affonso Eduardo Reydi e Vilanova Artigas. Ao mesmo tempo que percebemos suas inclinações às derivações dos movimentos, podemos analisar o engajamento destas figuras no contexto social do país, tendo neste aspecto uma grande lição de que o profissional arquiteto pode e deve intervir nas questões do desenvolvimento do país, no tocante de sua formação.
24 comentários:
Niemeyer é um arquiteto de grande nome nacional e internacional. Sua arquitetura com o concreto armado fazem parte de suas obras. Ele trabalha bastante a monumetalidade, grandes dimensões, é geométrico com as formas mais talvez não se importe tanto com a relação ao entorno. Não procura usar os materias da região, não se preocupa da relação com a natureza (ventos e insolação), apenas faz a sua forma.
Silvia Garcia
Oscar Niemeyer é reconhecido principalmente pela ousadia das formas. Focado apenas nas linhas, curvas e volumes, o arquiteto não integrava o cenário natural em seus projetos, não fazendo uso do paisagismo e sem se preocupar da harmonia com o entorno, ele permitia que somente aparecesse os traços da geometria no horizonte. A escala monumental e o domínio do concreto armado fizeram com que Oscar Niemeyer construísse grandes e imponentes obras reconhecidas mundialmente.
Juciane Thais Ferreira
Niemeyer quase que despensa os comentários, suas formas curvas, inspiradas nas curvas da mulher brasileira, sua intimidade com o concreto aparente e as obras reconhecidas mundialmente. O que achei interessante neste texto postado pelas colegas foi a forma como abordaram alguns pontos fracos das obras de Niemeyer, principalmente o “desconectado da natureza”, que concordo, e é claramente observado em uma de sua principais obras, nossa capital federal, Brasília. Parabéns pela atitude!!
Outro ponto não levantado a respeito de Niemeyer no meu ponto de vista é a contradição, ele defende uma sociedade igualitária, mas sua arquitetura não representa isso, é intimista e monumental, e extremamente etilista.
Carolina Mara de Amorim
A originalidade e a imaginação que Niemeyer revelou nos seus trabalhos lhe deram a reputação de líder da arquitectura moderna. Embora altamente variado, o seu trabalho inclui sempre um enorme espaço vazio integrado em formas extraordinárias.
Fabieli
Conhecido principalmente por suas curvas em puro concreto armado, é o principal arquiteto brasileiro. Porém é um arquiteto que trabalha muito em cima de sua obra e esquece um pouco do entorno, suas obras, poucos que já visitei, se tornam frias e parecem esquecer do homem que a frenquenta.
Sabrina Fabris
O que faz de Niemeyer um arquiteto tão significativo para a arquitetura brasileira num panorama internacional não são só as suas obras, mas a maneira como chegou à elas; ele ousou uma entrega ao seu ofício, como um trabalho prestado para o bem da humanidade; aceitou trabalhar de graça no escritório de Lúcio Costa, porque acreditava que lá poderia fazer a arquitetura que acreditava ser a correta, com princípios e objetivos bem delineados, mas não necessariamente a mais comercial.
Que saibamos nós ter também esta "entrega", para criarmos uma arquitetura brasileira de grande valor para o próximo século.
Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
ele é ousado e esplora todas as formas como por exeplo a forma do corpo de uma mulher que ele mesmo cita.
Juliana Caetano
Mestre da Arquitetura Brasileira, Niemeyer, deixa a desejar em alguns pontos. Como foi citado no texto das colegas: a falta de integração com a natureza; a funcionalidade não muito bem resolvida.
O Edifício Copan, por exemplo, situado em São Paulo, com sua forma sinuosa, suas dimensões colossais e sua escada de incêndio, helicoidal, que serve apenas como elemento decorativo, pois a sua funcionalidade pode ser questionada - uma pessoa fugindo de um incêndio, pela velocidade crescente de seu deslocamento, provavelmente será lançada ao espaço por sobre a ligeira grade que forma o guarda-corpo.
A arquitetura de Oscar Niemeyer deveria servir de inspiração à todos nós, estudantes de arquitetura e arquitetos profissionais, para que o ato de projetar não seja apenas técnico, mais que possa contar com inspirações, liberdade no traço, tornando assim o projeto ainda mais exclusivo e original.
Niemeyer é geométrico, linhas, curvas e volumes. Não há nada de orgânico em sua obra.
Niemeyer também abraçou a técnica construtiva do concreto armado.
As obras de Niemeyer dos últimos anos não conseguem deixar de mostrar uma defasagem com relação a arquitetura atual, defasagem que o faz parecer datado, sem modernidade. Chama atenção, por exemplo, o contraste entre o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba e o Museu Guggenheim de Bilbao, de Frank Gehry.
Daniela Grimm
Admiro a genealidade de formas e criação de Niemeyer, porém deixa a desejar quando se trata da sua falta de integração com a Natureza, que atualmente é tão falada e discutida. Também concordo com os colegas que falaram da sua contradição de ponto de vista, já que ele representa uma arquitetura monumentalista e individualista, enquanto defende uma sociedade igualitária.
Samantha
Niemeyer foi sim um arquiteto inovador, ousado, criou formas que surpreenderam e causaram discussões, uma arquitetura brasiliera, porém não dando a devida importância de sermos um país tropical,quente e úmido, creio que pela pouco importância que se dava ao assunto na época.
Clarissa Anrain
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Seus detratores o acusam de ser ingênuo frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília e o MAC de Niterói.
Anne Wetzstein Schumann
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." A essência da conhecida frase do arquiteto está presente em todas as suas obras: a curva. Juntamente com o concreto armado (tecnologia dominada por ele), Niemeyer faz suas suntuosas obras. Dono de famosos e conhecidos croquis, o arquiteto falha ao não integrar seus projetos com entorno.
Débora G. Stiegemeier
A arquitetura de Oscar Niemeyer é capaz de falar por si só. O principal arquiteto brasileiro se destaca pela criação de suas formas curvas e pela originalidade de seus projetos que são de extrema importância a nossa história da arquitetura. Possui concepções cada vez mais livres e ousadas utiliza o concreto para moldar as formas inovadoras e com perfeição estrutural.
Renata R. Lucena
Ele difundiu a técnica do concreto armado, dando asas a imaginação de toda uma geração que estava por vir. Diferente dos demais arquitetos acima, Niemeyer não levava em conta o cenário natural em que a edificação se inseria, não valorizando a natureza e os materiais de nosso país.
Aamanda Perin
É possível identificar a arquitetura de Oscar Niemeyer analisando alguns pontos. Obras grandes, ousadas, monumentais, de variadas formas geométricas, de concreto armado, descatando-se do local onde está implantada, sem relaçao com o entorno e nem com o homem, estas poucas palavras definiriam o estilo Niemeyer. As mesmas lhe dão o título de um dos grandes arquitetos de renome nacional e internacional.
Caroline de Moura
Niemeyer ficou conhecido por suas obras monumentais, trabalha muito com concreto aramado e umas das caracteristicas que mais me chama a atenção é que apesar de estar a muitos anos projetando sua arquitetura tem sempre uma visão moderna. Com certeza trabalha com uma tendencia muito marcante na história.
Falar de Niemeyer é fácil, o mestre da arquitetura brasileira, conhecido por suas obras monumentais, que marcam a paisagem em que se insere. Niemeyer se preocupa basicamente com a forma da edificação. Concordo com o que ja foi comentado sobre a falta de integração com o entorno, e considero válido este questionamento, porém Niemeyer se destaca pela originalidade e espontaneidade. Sua obra pode ser reconhecida facilmente. É marcante e fascinante.
JANINE
Oscar Niemeyer mestre da arquitetura brasileira, conhecido por suas ousadas obras em concreto armado, as quais impressionam e geram muitas discussões. Com suas obras parece até que tudo é possivel na construção civil, transmitindo para nós estudantes de arquitetura inspiração.
Patricia
Postar um comentário