terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ARQUITETURA MODERNA

CONCLUSÃO

O termo modernismo é uma referência genérica que não traduz diferenças importantes entre arquitetos de uma mesma época. Um dos princípios básicos do modernismo foi o de renovar a arquitetura e rejeitar toda a arquitetura anterior ao movimento. Apesar de ser um momento multifacetado da produção arquitectônica internacional, o Modernismo manifestou alguns princípios que foram seguidos por um sem-número de arquitetos, das mais variadas escolas e tendências.
Uma das principais bandeiras dos modernos é a rejeição dos estilos históricos principalmente pelo que acreditavam ser a sua devoção ao ornamento. Os modernos viam no ornamento, um elemento típico dos estilos históricos, um inimigo a ser combatido: produzir uma arquitetura sem ornamentos tornou-se uma bandeira para alguns. Junto com as vanguardas artísticas da décadas de 1910 e 20 havia um como objetivo comum a criação de espaços e objetos abstratos, geométricos e mínimos.
Outra característica importante eram as idéias de industrialização, economia e a recém-descoberta noção do design. Acreditava-se que o arquiteto era um profissional responsável pela correta e socialmente justa construção do ambiente habitado pelo homem, carregando um fardo pesado. Os edifícios deveriam ser econômicos, limpos, úteis.
É possível traçar três principais linhas evolutivas nas quais pode-se encontrar a gênese da arquitetura moderna. O que une as três linhas é o fato de que elas terminam naquilo que é chamado de movimento moderno na arquitetura, considerado o clímax de uma trajetória histórica que desembocou na arquitetura realizada na maior parte do século XX.
No Brasil, O principal arquiteto modernista é Oscar Niemeyer, conhecido por criar metade das obras de brasília e por ter em seu repertório não apenas cubos, mas tambétá sempre à frente de seus colegas europeus. Provavelmente um dos últimos arquitetos modernistas vivo, até hoje Oscar Niemeyer cria seus grandes cubos brancos, principalmente para políticos e outros associados ao governo que podem lhe pagar quantidades imensas de dinheiro público. Suas obras incluem o Edifício Copan, um enorme edifício que, como todo bom edifício modernista. O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada também são obras conhecidas feitas por ele.

Francieli Gandini

Nenhum comentário: