sábado, 5 de dezembro de 2009

ARQUITETURA MODERNA Conclusão

O movimento teve inicio no Brasil a partir da Semana da Arte Moderna de 1922. Como o movimento acontece no pós-guerra podem ser notadas características marcantes nos projetos. Estes prezam por ideais que vindos da razão e funcionalidade.
A expressão desta arquitetura ocorre através da própria estrutura, principalmente pela falta de adornos e enfeites. Suas linhas bem definidas, formas geométricas limpas, uso de pilotis que gera permeabilidade e integração. O uso de técnicas para melhorar o conforto térmico e luminoso, utilizando brises, sistemas de ventilação, como aberturas junto ao teto.
Neste periodo diversos arquitetos se destacaram, porêm o movimento atingiu não apenas alguns profissionais mas praticamente toda a geração de arquitetos da época. Dos que se destacaram podemos sitar diversos nomes, como Le Courbusier, Oscar Niemeyer, Lucio Costa e João Figueira Lima (Lelé).
Dentre estes, os três participaram da epoca da construção de Brasilia. Porem foi João Figueira Lima (Lelé) que iniciou o uso da tecnologia do pré-fabricado. Utilizando de formas mais racionais a técnica mostra grande agilidade e economia, mantendo a tipologia e seguindo a rigor a expressão da própria arquitetura moderna.

(Postado por: AUGUSTO B. FORNARI SOUSA)

Nenhum comentário: