quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Leticia Beckhauser


A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo, maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.
Devido a  Semana da Arte Moderna percebeu – se a importância de criar uma nova arquitetura. O modernismo foi uma fase de pesquisas e experiências que consagra nomes importantes como Le Corbusier Osca Niemeyer, João Filgueiras Lima, Lucio Costa.
O modernismo se  consagrou com obras importates  como Ministério da Educação e Saúde: onde  possui  pilotis e azulejos de Portinari.  Inaugurado em 1943.
Obras como o Edifício Copan um marco na arquitetura moderna, o copan  bastante conhecido por sua geometria sinuosa, que lembra uma onda, e considerado uns dos maiores edifícios residências da America Latina, e obras e idéias implantadas como o plano diretor de Brasilia, Palacio do Planalto, Palacio da Alvorada e muitas outras que poderiam ser citadas por estes mestres da arquitetura modernista.
O modernismo e suas idéias acredito que principalmente de habitação social foram e são de grande importância para a sociedade. Os conjuntos habitacionas que são feitos hoje pelo poder público não suprem as necessidades das pessoas, pois nao há infra estrutura alguma e os conjuntos transformam se em guetos, e necessario reflexões sobre este modelo de habitação social. É certo que o modernismo foi um marco para a Construção Civil Brasileira. Através do sistema construtivo como o concreto armado – e todas as suas potencialidades, o Brasil ganhou destaque e fama perante a arquitetura mundial.
Temos que ter novas alternativas de construções, utilizar as boas idéias do modernismo, mais criando novas formas de arquitetura comtemporânea e diversificada, tornando sempre as obras de cada arquiteto uma identidade de cada um e do que quer transmitir com suas idéias.

Nenhum comentário: