terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONCLUSÃO

As bases do desenvolvimento da arquitetura moderna foram técnicas e sociais, a existencia de novos materias e a necessidade de problemas humanos. É um período arquitetônico da primeira metade do século XX. Este período compreendia diversos estilos na Europa e nos Estados Unidos. Coincide com a invenção do concreto e o uso do aço nas construções, permitindo a construção de predios compridos, grossos e rígidos. Para não desvirtuar os olhos das pessoas estava proibido o uso de qualquer acessório ou ornamento, a obra devia ser limpa e elegante, transparecendo leveza.

No Brasil a arquitetura moderna teve sua primeira manifestação em 1922, em São Paulo, na Semana da Arte Moderna. De inicio foi muito criticada, mas seus representando souberam defender seu estilo e implanta-lo no país pensando principalmente em integra-la com as questões climáticas, trazendo ao Brasil uma identidade moderna conhecida por todo o mundo.
Pelas suas formas e seus materias utilizados, necessitava de tecnologias especializadas, tornando-a de alto custo.
Os edifícios eram pensados apenas esteticamente e não funcionalmente, tendo em suas fachadas linhas modernas, mais que não se relacionam com seu interior.
O modernismo pregou a volta da simplicidade e a pureza, que coincidiam com a tradição local. Um exemplo disso são as obras do arquiteto Lucio Costa, nelas ele explorava da horizontalidade, os vão enormes, as vidraças e as treliças.
Fomos influenciados pela cultura européia, e adaptamos as consições específicas do nosso país. Enquanto para alguns a arquitetura e o urbanismo constituem elements de alegria e conforto, para a grande maioria, apresenta-se como uma coisa distante.
É necessário estabelecer uma base social justa que garanta a efetivação do planejamento, assim impedirá soluções discriminatórias e a predominancia de interesses individuais. Assim a comunidade em um todo terá as mesmas possibilidades e os mesmos direitos. Com isso as cidades serão realmente modernas, serão cidades de homens livres e felizes, que não se olharam com superioridade ou inveja.
A arquitetura e o urbanismo não resolveram os problemas sociais, e sim, a sociedade que resolveu os problemas da arquitetura, tendo que se adaptar a cada mudança.
A arquitetura moderna brasileira é conhecida e elogiada mundialmente, mas nela existem inúmeras deficiencias e dificuldades, uma delas é ser vista como propaganda, como, vendas em condomínios e hotéis em praias desertas.
Os jovens arquitetos arquitetos têm a tendencia de aceitar as formas da arquitetura moderna tais como se apresentam. Organizan-se de forma oposta ao povo. Muitos de nós procuramos um estilo próprio, novas técnicas e novas formas que diferenciem em meio aos outros, pensamos em uma arquitetura individual.
Sofremos consequencias do atraso da economia, pouca pesquisa e uso de materiais e recursos contrutivos. A democratização da arquitetura seria a unica solução de seus problemas. Ela somente ocorrerá quando houver a satisfação das necessidades de toda a população brasileira. Teria que ser construida em grande escala habitações condignas, escolas, hospitais, estadios e locais para a cultura espiritual e fisica. Os arquitetos teriam uma relação mais estreita com todas as camadas da população.
O arqiuiteto brasileiro deverá intervir no planejamento para solucionar os problemas ligados ao bem estar social. O elemento humano deverá ser o centro de toda as suas preocupações, proporcionando consições adequadas para morar, trabalhar, cultivar o espírito e o corpo.

Cinthya Ávila

Nenhum comentário: