quarta-feira, 17 de junho de 2009

Academia Mineira de Letras

Academia Mineira de Letras, 1993- Gustavo Penna
Belo Horizonte, MG.

Academia Mineira de Letras, leva a um olhar de quem sobe a Rua da Bahia, onde os prédios se dialogam entre si através da harmonia entre os volumes e de elementos arquitetônicos reutilizados. No foyer –galeria com pé direito duplo e iluminação zenital, já na sala de autógrafos e auditório se desenha uma atmosfera de luminosidade e abertura em contraponto com a interioridade do casarão. Conversa de dois tempos, duas formas contrastantes que geram um lugar aberto. Onde a cidade torna uma soma de tempos. Terreno possui 601,50m² e sua área construída é de 1200m², o projeto foi realizado em 1990 e a conclusão da obra em 1993.
O contraste do clássico - verdadeiro relicário - e o moderno arrojado e funcional - Palacete e Auditório - deu à Academia o realce e a beleza externa que o seu rico conteúdo interno - homens e livros - abriga doravante.

Análise

Como diz o arquiteto, ele acaba se transformando no edifício, onde o gesto deve ser compreendido pelo usuário, caso contrário ele não simboliza seu uso. Se o prédio for aberto (conforme a Academia Mineira de Letras), ele deve ser convidativo para a população entrar, outro lado, é manter sua história, tem que evocar suas idéias. A arquitetura é uma forma de expressão que tem que cuidar bem da geração de símbolos, de história, através de formas, de aberturas, sombras e luzes. Conforme foi historicamente cuidado no projeto adequando a Academia. Conservando sua história, estabelecendo sua forma, convidando a sua entrada, tudo isso se torna um conjunto de privilégios em um projeto arquitetônico. Assim, podemos perceber que o arquiteto dominou o seu gênero, sua criatividade.
































Katiane Michele Gorges
























Nenhum comentário: