quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vida e Obra de Marcelo Ferraz

1955 – Nasce a 29 de agosto, em Carmo de Minas, MG.

1974 -1978 - Cursa arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

1977 - Inicia estágio, com o arquiteto Lina Bo Bardi, nas obras do SESC - Fábrica da Pompéia.

1978 - Gradua-se em arquitetura, passando a colaborador do arquiteto Lina Bo Bardi em todos os seus projetos, até sua morte em 1992.

1º lugar no concurso de projetos para o Paço Municipal de Cambuí - MG, em equipe formada com os arquitetos José Sales Costa Filho, Marcelo Suzuki e Tâmara Roman.

1979 - Funda o escritório Brasil Arquitetura S/C Ltda., com os arquitetos Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Suzuki, onde realiza projetos para os mais diversos fins.

1985 - 1º lugar no concurso de projetos para a Câmara de Vereadores e Centro Cultural de Varginha, MG (Brasil Arquitetura e arq. Eneida C. Ferraz Cruz).
1986 -1990 – Realiza, com os arquitetos Lina Bo Bardi e Marcelo Suzuki, projetos de revitalização e recuperação do Centro Histórico de Salvador - Bahia.
1986 - Funda a Marcenaria Baraúna com os sócios da Brasil Arquitetura, iniciando trabalhos de design de mobiliário e objetos de madeira.1989
Participa em Évora, Portugal, do encontro das Cidades Patrimônio da Humanidade representando Salvador, Bahia.

1991 - Torna-se conselheiro do Instituto Quadrante, atual Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, a convite do casal Bardi.

1991 -1992 - Realiza, com os arquitetos Lina Bo Bardi, André Vainer e Marcelo Suzuki, o projeto para a nova sede da Prefeitura do Município de São Paulo, no Parque Dom Pedro II.

1992 -1998 - Publica o livro “Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira” - “Melhor Livro de Arte” Premiação Anual do Instituto dos Arquitetos do Brasil - SP (1992).
Lançamento do livro e exposição fotográfca em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Lisboa, Milão, Barcelona, Delft, Londres e Cidade do México.

1993 -2000 - Concebe e coordena o “Projeto Lina Bo Bardi” - livro, documentário em vídeo tape e exposição sobre a obra do arquiteto.

1994 -2001 – Diretor Executivo (programação e produção cultural e editorial) do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
Exerce atividade didática como professor da disciplina de Projeto no curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Bráz Cubas, Mogi das Cruzes, SP.
1º lugar no concurso de projetos para a Faculdade de Odontologia da Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, SP, com os arquitetos Francisco de Paiva Fanucci e Guilherme Paoliello.

1997-1998 - 1 º lugar no concurso internacional de projetos para re-caracterização do Bairro Amarelo, em Hellersdorf, Berlim. Inaugurado em julho de 1998.

1997 - Prêmio IAB/SP - categoria “Obra Construída - Melhor Projeto 1996”, pelo Teatro Polytheama de Jundiaí.
Prêmio “Rino Levi de Arquitetura” - IAB/SP pelo Teatro Polytheama de Jundiaí.

1998 - 1º lugar no concurso “Art Work de Hotéis e Restaurantes” pelo projeto “Restaurante do Benin” em Salvador, BA.
Representa o Brasil como finalista na “I Bienal Ibero Americana de Madri” com o projeto Teatro Polytheama de Jundiaí.
“Grande Prêmio de Reabilitação” na “XI Bienal Internacional de Arquitetura de Quito” pelo Teatro Polytheama de Jundiaí.

1999 - Membro do Conselho Curador da IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.Prêmio IAB/SP – categoria “Edifcações Projeto – Melhor Projeto 1998”, pelo Terminal Rodoferroviário de Santo André.
Realiza a curadoria das exposições “Mies van der Rohe” e “P.M. Bardi e a Arquitetura”, na IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
Projeta e realiza o monumento em homenagem a Carlos Marighella após 30 anos de sua morte – São Paulo.

2000 - Concebe e coordena o projeto “Centenário de P.M. Bardi” com a realização de 4 exposições, MASP, Museu Lasar Segall, Memorial da América Latina e Pinacoteca do Estado de São Paulo – 1 documentário em VT e 2 livros.
Menção Honrosa no concurso para projeto do Monumento aos Migrantes e Imigrantes no Estado de São Paulo.
Menção Honrosa IAB/SP – categoria “Arquitetura de Interiores”, pelo projeto cenográfco do módulo “Arte Afro Brasileira” da mostra “Brasil 500 Anos Artes Visuais”.

2001 – Realiza a curadoria das exposições “O Design no Impasse” e “Amilcar de Castro” na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Participa da exposição “Cultura Brasileira” na Casa das Rosas, com o trabalho “Estudo para o Museu do Inconsciente”.

2002 - Realiza a curadoria da exposição “Amilcar de Castro” dentro do programa “Diálogos” no “Santander Cultural de Porto Alegre”.
Realiza a curadoria da exposição de inauguração do “Espaço Cultural BM&F”, São Paulo.
Participa da exposição sobre arquitetura brasileira na Universidade de Delft – Holanda com os
projetos KKKK e Rodoviária de Santo André.Participa da Bienal de Iberoamericana de Santiago – Chile com o Projeto KKKK.
Participa da Bienal de Quito – Equador com o Projeto KKKK.
Prêmio IAB/SP – categoria “Revitalização de Edifícios – Melhor Projeto 2002”, pelo Conjunto KKKK em Registro – SP

2003 – 2004 - Coordena o “Programa Monumenta” (Ministério da Cultura) para recuperação dos sítios históricos urbanos em todo o país.

2003 - Exposição retrospectiva em sala especial como arquiteto convidado na V Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo.
Realiza, com os arquitetos André Vainer e Marcelo Suzuki, o projeto para O Museu da Cidade, no Parque Dom Pedro II, São Paulo

2005 - Menção honrosa no concurso do projeto para a Sinagoga Temblo Beth El, São Paulo, SP.
1° lugar no concurso internacional de projeto para residência unifamiliar localizada no litoral de Hanko, Finlândia.
Publica o livro Francisco Fanucci Marcelo Ferraz – Brasil Arquitetura, com a retrospectiva dos vinte e seis anos de trabalho do escritório.

2006 - Exerce atividade didática como professor convidado “Ruth and Norman Moore Visiting professor” da Universidade de Washinton, em Sant Louis, EUA.
Destaque no concurso de projeto para o Paço Municipal de Hortôlandia – SP
Exposição retrospectiva do Trabalho do Escritório Brasil Arquitetura na Universidade de Washinton, em Sant Louis – EUA .Exposição retrospectiva do Trabalho do Escritório Brasil Arquitetura na Escola da Cidade, São Paulo – SP .
2º lugar na categoria Recuperación y puesta en valor, obras de más de 1.000 m² do “Premio Iberoamericano a la mejor intervención en obras que involucren el patrimonio edifcado”, organizado conjuntamente pelo Centro Internacional para la Conservación del Patrimonio – CICoP Argentina – e pela Sociedad Central de Arquitectos, com o projeto para o Museu Rodin Bahia – BA.
1º lugar na categoria Intervención en el Patrimonio Edifcado do Concurso Panamericano BAQ/2006 da Bienal de Arquitetura de Quito/ Equador, com o projeto para o Museu Rodin Bahia – BA.
1º lugar na categoria Obra Executada – Patrimônio da Mostra Competitiva de Arquitetos da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília/ DF com o projeto para o Museu Rodin Bahia – BA.
1º lugar Ex Aequo na categoria Obra Executada – Edifício Comercial/ Institucional da Mostra Competitiva de Arquitetos da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília/ DF com o projeto para a Escola Jardim Santo André.
Menção Honrosa na categoria “Trabalhos Escritos- modalidade publicações” na Premiação IAB-SP 2006, pelo livro Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura.



2007 - Finalista da Segunda Competição Internacional de Arquitetura de habitações sustentáveis Living Steel.
1º lugar no concurso de projetos para o novo centro comunitário Shalom e Sinagoga em São Paulo – SP .
Publicou artigos em revistas e jornais (A+U, Architecti, Arquitetura e Urbanismo, Projeto, Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, etc).
Realizou conferências e participou de debates em Universidades e Museus do Brasil e exterior.
Realizou viagens de estudo a diversos países da Europa, África, América do Norte, Ásia, América do Sul e Brasil.

Bibliografia : ww w.virtruvius.com.br; w ww.brasilarq.com.br

Postado por Lisandra de Souza

Um comentário:

arquitetura brasileira V disse...

É possível observar na carreira proficional de Marcelo ferraz a grande influência de Lina Bo Bardi desde a sua formação, até posteriormente, com sua vida profissional alavancada. Marcelo Ferraz teve além de sua faculdade de arquitetura e urbanismo, uma grande especialização profissional atuando primeiro como estagiário e porteriormente trabalhando no escritório de Lina Bo Bardi, que o conduziu numa postura crítica do saber projetar. Também não posso deixar de mencionar o grande papel que excerce na intervenção de patrimônios históricos, incorporando a eles funções que os revitalizam e e anexando a eles também obras contemporâneas que não o inibem, mas, ao contrário, acrescenta-os beleza e funcionalidade.
Ligiane de Souza