quinta-feira, 18 de junho de 2009


Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci - Vila Isabella

Por Helena I. Deschamps

1° lugar no concurso internacional de projeto para residência unifamiliar localizada no litoral de Hanko, Finlândia.

Ficha Técnica

Equipe: Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Cícero Ferraz Cruz, Anne Dieterich, Bruno Levi, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra
Equipe Finlandesa de Arquitetura: Ville Niiranen e Mikko Kääriäinen

Data de início do projeto: 2005

Data conclusao da obra: 2007

Programa: Casa de veraneio a beira mar.

Área: 330 m²

Local: Hanko, Finlândia.

Complementares: Maquete eletrônica: Carlos Arellano
Complementares de engenharia foram desenvolvidos na Finlândia.

Planta Baixa

Elevações Leste-Oeste

Elevações Norte-Sul


A residência de veraneio camufla-se no bosque, quase some, mas apresenta personalidade própria e se integra a paisagem sem agredi-la.


Em diferentes estações do ano, os materiais, elementos construtivos e texturas produzem diferentes sensações e experiências.

Análise

Percebe-se um grande esforço para inserir a residência no bosque sem perder suas características marcantes. A mistura de elementos de diferentes texturas (a rocha, o concreto, a madeira e o vidro) cria diversas e interessantes cenas. No inverno, o corredor com rocha e transparência da visualização ao bosque e permite a entrada de luz natural para as áreas fechadas, de forma sucinta e calculada para criar espaços ao mesmo tempo integrados à natureza e aconchegantes. No verão os espaços abertos e as grandes aberturas permitem um contato direto com o bosque, principal objetivo do projeto para a casa de veraneio a beira mar.


Bibliografia:

http://www.archdaily.com/3694/vila-isabella-brasil-arquitetura/

http://www.brasilarq.com.br/index2.php

Um comentário:

arquitetura brasileira V disse...

Belíssimo projeto de Marcelo Ferraz e equipe. Muito interessante a forma como utilizou a entrada de iluminação natural nos ambientes e como estes são inseridos na paisagem de modo a não agredir o intorno, mas se beneficiar dele para criar espaços aconchegantes e arejados. A forma como foram separados os cômodos, segundo suas funções por um grande corredor de vidro, trouxe leveza ao projeto e o abriu para o exterior infiltrando-se na mata sem agredi-la. A escolha dos materiais contribuiu muito para o projeto, incorporando-o ao meio natural. Interessante também o cuidado que a equipe de arquitetos teve de preservar o máximo a vegetação já existente no local, sendo aplicadas soluções arquitetônicas para contorná-las e exporá-las.
Ligiane de Souza