quarta-feira, 17 de junho de 2009

ORLA DA PAMPULHA - GUSTAVO PENNA














Essa obra resultou de uma metodologia participativa que envolveu reuniões freqüentes com a comunidade, técnicos de diversas áreas e representantes de instituições públicas e privadas. O projeto devolverá a região a condição de principal cartão postal de Belo Horizonte.

Oscar Niemayer teve grande influência nesse projeto, visto que a orla é palco de suas obras.

Programa de necessidades:

Cinco setores compõem o parque: esplanada, área reflorestada, área alagada, reserva de uso restrito e enseada. Nas áreas livres predominam árvores e gramas (não há canteiros) e há o mínimo de construções. A principal edificação , o centro de apoio, é composta por um volume branco de desenho conciso, ao qual se anexa uma varanda, com marquise apoiada em delgados pilares arredondados. O centro abriga a administração e possui um pequeno auditório. Diante de um espelho d'água , e em meio ao cenário marcado pelo verde, o conjunto revela sua expressividade .

Data do projeto: 2002
Data de conclusão da obra: 2004
Área do terreno: 270.000m2

Elisa Manoela Ebele
























3 comentários:

arquitetura brasileira V disse...

O conjunto é palco de obras de Niemeyer, um arquiteto totalmente modernista e diferenciado. Gustavo Penna trabalhou com linhas retas e elementos modernos brasileiros, como a madeira, brises e o concreto armado para integrar o que já existia com as construções novas.
O projeto revitalizou uma área que etsava ficando degradada e sem uso. A orla da Pampulha, com esse novo projeto, voltará a ser destaque na cidade de Belo Horizonte.

Elisa Manoela Ebele

arquitetura brasileira V disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
arquitetura brasileira V disse...

Esse projeto é interessante porque procura a aceitação da população através de várias reuniões realizadas com a comunidade, mas nota-se a postura do arquiteto, já que é o profissional que coloca em prática as expectativas e os desejos das pessoas, porém com responsabilidade e capacidade de entender a situação física e sócio-econômica do lugar desenvolvendo uma resposta, através do projeto, que pode ir além daquilo que simplesmente a comunidade necessitava. Isto é perceptível nessa obra, que integra conceito, modernidade e identidade, para a realização de uma requalificação do cartão postal de Belo Horizonte.
Lisandra de Souza