segunda-feira, 23 de abril de 2012

Arquitetura Ecletica de Bage


13 comentários:

Jefferson kroth disse...

muito boa as imagens que a equipe conseguiu coletar... o "Forte de Santa Tecla" uma especie de "Pentagono" da época =x gostei tambem das bouas imagens da arquitetura de Bagé, bastante interessante... com uma diversidade muito legal.

Mayara Regina de Souza disse...

Bagé com certeza tem uma bagagem cultural muito grande, desde a sua fundação (feita pelos Jesuítas) até seus detalhes e estilos arquitetônicos presentes até hoje.

Sulana Tenfen disse...

Fundada pelos Jesuítas, Bagé apresenta hoje vários exemplos preservados da arquitetura eclética no Brasil.

D'Jaina F. Krischanski disse...

É interessante a quantidade de edificações antigas que Bagé preserva, mostrando que a cidade pode e deve se adaptar ao antigo, como no hotel que virou centro comercial, as vezes a simples mudança de uso ja resolve uma deficiência da cidade e garante que a edificação histórica não seja abandonada se tornando uma área sem vitalidade.

Ana Carolina disse...

Pude visitar Bagé este ano, que por coincidência foi no mais recente encontro de estudantes de arquitetura da região sul (EREA). Posso contribuir com a apresentação mencionando o espaço cultural daMAya, que foi visitado pelo grupo, uma verdadeira "aula" de restauração. Bagé é forte neste aspecto, que mistura o antigo com a arte, a cultura e o moderno em um só lugar, preservando características e fachadas de longos anos.
Além do espaço cultural, sugiro darem uma pesquisada sobre a Vila Santa Thereza, uma antiga área industrial de charque (comum no RS) que foi também restaurada, em partes. Há ruínas de um coreto, uma capela muito charmosa e um pequeno teatro revestido internamente de madeira, sendo que por fora apresenta um aspecto moderno com concreto aparente e ferro.
Um lugar onde nos proporciona a observação da paisagem histórica-cultural original e toda a sua intervenção.

giovana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
giovana disse...

Bagé, uma cidade que podemos visitar, com muitos exemplares da arquitetura eclética preservada.

Gabriela Warmling disse...

Bagé é, de fato, o sítio mais bem preservado de arquitetura eclética do Brasil e com certeza vale uma visita. Os edifícios mostrados no vídeo indicam bem essa característica de preservação e também provam que a cidade tem muita cultura e arquitetura para oferecer.

Mariana Botelho disse...

Bagé, fundada pelos jesuítas, ainda preserva importantes edificações culturais. Preservando uma paisagem histórica junto com a arquitetura eclética.

Bruna disse...

Como muitas outras cidades do Brasil, Bagé possui grande bagagem cultural e arquitetônica, nesse caso, herança dos jesuítas. O diferencial da cidade é a preservação das edificações de valor histórico e o uso que souberam dar para elas.

Aline Denise disse...

Bagé possui uma riqueza arquitetonica. Uma cidade que foi construida historicamente diferente, fundada por jesuítas
e com grandes exemplares de arquitetura eclética.

Jéssica disse...

Bagé apresenta uma arquitetura eclética. O vídeo apresenta imagens muito boas que conseguimos perceber isso.

Leonardo Bocca disse...

Bagé ainda preserva essas edificações por ter uma cultura com características de preservação e valorização da sua história e algo que o povo sulista tem de valorizar sua cultura... e outra cidade que vi por fotos dos estudantes que tem características parecidas e está na outra ponta do país é Areia-PB (http://areia.pb.gov.br/?pg=fotos#)...