segunda-feira, 23 de abril de 2012

ARQUITETURA NO SEGUNDO REINADO



11 comentários:

Jefferson kroth disse...

bem legal, a imagem do hospital santa casa da misericordia - RJ e varias outras como a do institudo de meninos cegos, e tambem muito interessante a imagem que mostra a distribuicao interna seguindo os padros renascentistas... xD

Sulana Tenfen disse...

No Segundo Reinado a economia brasileira, baseada no café, precisava de mão-de-obra, o que estimulou a vinda de imigrantes europeus para o país.
No vídeo é possivel observar também a fundaçãoda cidade de Petrópolis, cujo planejamento se preocupou com a higienização.

Leticia Becker disse...

Busca pela higiene agora foi o ponto principal para mudanças urbanas. Ruas mais largas, recuos frontais e laterais. Construção de palacetes e casarões que abrigam também os escravos!

Bruna Akemi disse...

Vale ressaltar que com a proibição do tráfico de escravos, abriu portas para o desenvolvimento industrial... a agricultura (cafeicultura) que se desenvolvia acaba estimulando esta mão de obra.
E é com o desenvolvimento da cidade que houve a necessidade de corrigir antigos problemas urbanos que afetavam a saúde pública da comunidade...

Joana Nely disse...

O período do Segundo Reinado contou com a construção de diversas obras públicas. Observa-se nas imagens a predominância de modulação com base quadrada e simétrica. Os pátios internos também são característicos nestas edificações.

giovana disse...

Na construção da cidade de Petrópolis, houve a preocupação com a ventilação, iluminação e saneamento básico evitando assim as casas coladas na divisa, alargamento de ruas.
O neoclassico racional, foi muito utilizado nos edificios publicos. Nos ultimos anos do império, a tendencia transitava para o ecletismo, mais classica e com menos ornamentos.

Letícia Tozetto disse...

Nessa época ocorreram mudanças e a introdução de conceitos que aplicam-se até hoje, como o cuidado com iluminação e ventilação. Além do legado em importantes construções públicas e no pensar da cidades.

Danielle Barros Mendes disse...

Por causa da industrialização que começa no fim do segundo reinado, a arquitetura e a cidade mudam, já que começam a surgir os grandes edificios e os grandes centro.
Com o desenvolvimento da cidade começaram a fazer casa recuadas e ruas mais largas.
O estilo da época é o Neoclássico.
E vem da Europa, novas tecnologias da construção.

Elisangela disse...

um ponto relevante na Arquitetura no Segundo Reinado foi a preocupação com a ventilação, iluminação. Procurou-se estabelecer o alargamento das ruas, e as casas com recuos.

Leonardo Bocca disse...

nesse período ocorreu as principais mudanças e a mudança na forma de projetar e construir pensando na iluminação e ventilação. Além do das construções públicas e do urbanismo para as cidades.

Mariana Botelho disse...

Neste período foram construídas varias edificações publicas, muitas delas fazem parte do nosso patrimônio histórica até os dias de hoje. Começam a se preocupar com a higiene, iluminação e ventilação. O estilo que se instala é a neoclássica.