segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vídeo: O Neoclassicismo e o Romantismo no Brasil



Video por: D'Jaina Francine Krischanski e Gabriela Sutter Warmling.

Resumo do capítulo "O Neoclassicismo e o Romantismo no Brasil", do livro:

Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI

Autores: Chico Mendes, Chico Veríssimo, William Bittar

9 comentários:

Jefferson kroth disse...

bem legal, gostei das imagens a musica exelente... hahaha

A praça do comercio, a planta baixa ta bem legal, lembrou-me bastante um trabalho que fiz sobre Gaudi, e a catedral sagrada familia.... e arquitetos tao distintos... legal xD

Mayara Regina de Souza disse...

na relação da Casa da Camara + cadeia, percebe-se claramente a intenção de aplicar diretamente na arquitetura a hierarquia das pessoas, os homens da lei sempre ficavam em cima e os que desobedeceram a lei ficavam embaixo...

arquitetura brasileira V disse...

Não entendemos a relação com Gaudi, apesar da obra da praça do comércio apresentar arcos, lembrando uma estrutura mais orgânica, não se pode comparar com as abstrações da natureza que Gaudi fez, cada ângulo ou a ausência dele, tem uma explicação e um conceito, podendo ser da vida animal ou vegetal. Nas obras de Gaudi, apesar de tentar ser mais abstrata, muitas vezes não consegue fugir e percebemos a relação direta com a inspiração do artista e arquiteto catalão. Na Sagrada Família, em cada fachada o arquiteto representou a vida de cristo, as fachadas, e seu espaço interior, apresentam uma riqueza incomparavel de detalhes.

arquitetura brasileira V disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sulana Tenfen disse...

Nas obras apresentadas (Camara e Cadeia, Praça do Comércio - RJ, Academia de Belas Artes, etc), notou-se muitas características comuns, sendo o frontão a que mais se destacou.

Joana Nely disse...

É interessante esta comparação de imagens entre o antigo e o atual. O estilo neoclássico mostra-se, também, através dos pórticos e das influências romanas incorporadas aos edifícios.

giovana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
giovana disse...

A casa da marquesa de santos é um ótimo exemplo do neoclassicismo e romantismo, com os frontões, abobodas, simetria, escadarias, lago. Lembrando que foi uma casa colonial transformada em palacete para a amante de D.Pedro.

Mariana Botelho disse...

As obras começam a criar uma relação com o ser humana, câmara e cadeia. Coneçan a dar valor para a beleza da arquitetura, dando maus valor as fachadas. Temos muito em comum os frontões nas fachadas.