segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mauá, O imperador e o rei


5 comentários:

Sulana Tenfen disse...

O Visconde de Mauá foi responsável pela implantação do capitalismo moderno no Brasil. Criou a compania de gás e iluminação, reabriu o Banco do Brasil, inaugurou a estrada de ferro de Petrópolis e o porto Mauá, etc.
Neste período as residencias urbanas apresentavam como característica a repetição dos elementos e a falta de recuo entre as edificações, enquanto as rurais tinham em sua maioria a presença de varandas.

Bruna disse...

O Barao de Maua foi pioneiro na industrialização do Brasil. No vídeo podemos ver desde a colonização rural e como eram as residências nesse período, até o momento em que o modo de vida começa a alterar e isso é refletido no modo de vida, nas cidades e moradias. O Barão investiu em industrias, reabriu o Banco do Brasil após ter falido, entre outras feitorias, até chegar ao cargo de deputado. Nesse momento podemos observar a arquitetura mais rebuscada, como os palacetes com inspiração colonial e neoclássica francesa. É nítido também como a preocupação com a higiene aparece, mesmo nas ruas e nas residencias.

giovana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
giovana disse...

O visconde de Mauá contribuiu imensamente para o desenvolvimento do Brasil, com portos, ferrovias, navios, porém não recebeu apoio e faliu. Na época observavam-se a presensa de arquitetura neoclássica na cidade, e colonial nas fazendas. No urbano, ruas sujas, com sobrados, comercial em baixo e residencial em cima.

Mariana Botelho disse...

Responsável pela implantação do capitalismo moderno no Brasil, contribuiu muito com o desenvolvimento do pais. A arquitetura tinha uma característica mais rebuscada, inspirando-se nos palacetes europeus.