http://www.youtube.com/watch?v=rPFVMR7Oqzg
O vídeo relata as influências que os pensamentos e revoluções tiveram na vida das pessoas e consequentemente na cidade, na arte e na arquitetura.
Alunas: Marina Cíntia Bender
Mayara Regina de Souza
24/04/2012
13 comentários:
No século XVIII notam-se grandes transformações em todo o mundo. A Europa vive a Revolução Industrial, a Revoluçao frances, o surgimento da burguesia.
Todos esses acontecimentos provocam mudanças significativas tanto nas cidades quanto nas casas, que agoram passam a ser exclusivamente residencias, ou lugares de morar.
Graças a Revolução Industrial, houve um incentivo muito grande ao desenvolvimento tecnológico. Resultando em novos métodos construtivos adequados para cada espaço. É possível projetar-se uma casa de diferentes maneiras, com diversidade tecnológica.
O surgimento dessa nova classe,a classe burguesa faz com que as casas além de se tornarem exclusivamente "lugares de morar" como já citado também começam a ser um símbolo de ostentação, as famílias com maior poder aquisitivo começam a adornar, enfeitar suas residências como sinal de riqueza.
Com a intensificação do comércio e a consolidação do absolutismo e o inicio da formação da burguesia (XIV e XV), o mundo assistiu uma grande transformação, nas artes e nas ciências o Renascimento, que retorna a cultura clássica greco-romana. O apogeu da vida nobre e a contra-reforma da igreja católica, trouxeram as formas e os exageros de detalhes do barroco.
O vídeo foi capaz de sintetizar as principais mudanças políticas e filosóficas desde o feudalismo no período medieval até o surgimento do socialismo no século XIX. E, junto a isso, mostrou algumas das mudanças mais perceptíveis na arquitetura das respectivas fases.
Com a revolução industrial, as transformações tecnlogicas começam a vir a tona, e com ela trazer mudanças significativas para o jeio de se morar. Surge a classe da Burguesia, que tornam as casas locais de somente moradia, e muitas vezes, símbolo de ostentação.
Com a revolução industrial chegam as grandes mudanças trazidas por ela, sejam políticas, filosóficas, ou mesmo no modo de viver. A burguesia começa a aparecer e isso é evidente também na arquitetura. As casas passam a ter apenas a função de moradia, construídas com os recentes métodos construtivos, e todo o poder adquirido é traduzido em ornamentos e detalhes construtivos.
Essas transformações resultaram na criação de uma nova classe, a Burguesia. Com o fortalecimento do capitalismo, se tornou classe daminante. Resultado: Revolução Industrial, produzir e vender.
Surgimento da classe Burguesa, e assim muitas vezes as suas residencias passam a ser não só moradias, mas simbolos de ostentação e formas de mostrar o poder financeiro da familia que ali vivia...
A Europa vive a Revolução Industrial, e o mundo sofre grandes transformações tecnológicas e culturais.
Residênciais com mais detalhes, eram símbolo de poder.
A Europa vive a Revolução Industrial, e o mundo sofre grandes transformações tecnológicas e culturais.
Residênciais com mais detalhes, eram símbolo de poder.
Revolução Industrial, produzir e vender com isso o mundo sofre grandes transformações. Criação de uma nova classe a Burguesia que faz os com que as casas passem a ser "mais" que moradias, simbolo de ostentação e riquezas.
A Revolução Industrial não foi apenas um salto para a economia, mas uma mudança no morar. A habitação que antes era moradia e trabalho, passa a ser exclusivamente residencial.
Postar um comentário