Referência Bibliografica:
MENDES, Chico; VERISSIMO, Chico; BITTAR, Willian.
Arquitetura no Brasil de Dom João VI a Deodoro,
pág. 64 - 73.
Trilha sonora:
Marche,Valse, Una te falan zemprece,
de IGOR STRAVINSKY
Acadêmicos:
BRUNA AKEMI AOYAGUI,
ÉDER KREYSSIG
1/2012
5 comentários:
tperiodo de porticos e templos... muito bom o trabalho tambem... só essa musica ae me matei rindo ouaeuoiaouieae mas emfim gratz xD
Notamos como características do Neoclassicismo o portão principal avançado e o frontal central triangular. No Brasil podemos ver algumas soluções que adotoram o destaque do pórtico nas fachadas de maneiras diferentes.
Em todas as edificações brasileiras mostradas, podemos observar a forte influência da arquitetura européia, porém de uma forma abrasileirada, de acordo com o mode de vida da época. Outro ponto que me chamou a atenção foi que no Brasil a arquietura de residencias em si, não se difere muito da arquitetura religiosa.
Pórtico central avançado, frontão central triangular, pórtico alinhado a fachada, com algumas variações foi repetido em várias casas nobres. Recursos construtivos, paredes de pedra, argamassa e alvenarias mistas.
Quanto mais informação na fachada maior o grau de nobreza das famílias nessa época. A fachada é infeutada con frontoes e pórticos alinhados a fachada, paredes inteiras de pedra e alvenaria mista. A arquitetura residencial nao fica longe da arquitetura religiosa.
Postar um comentário