segunda-feira, 23 de abril de 2012

Video: Arquitetura Rural no Séc. XIX

3 comentários:

giovana disse...

Com a cultura do café surgiram as grandes fazendas, e pequenos povoados progrediram e se tornaram vilas. Nas fazendas as primeiras construções eram simples, anexos, depósitos e plantações. Depois edifícios dispostos em quadras em torno de um grande pátio, casa grande de dois pavimento, senzala em galeria, casa dos capatazes, depósitos e locais de beneficiamento.
A casa grande possuia setor intimo e setor de serviço, área de receber associada ao exterior, compostas de várias salas, receber, festas, dança, bordar, gabinetes e escritórios. O serviço tinha cozinha ligada aos quintais . Pátios internos, galerias e corredores. O pavimento térreo destinado aos serviços, no pavimento superior, a varanda, e o setor intimo.
Sistemas construtivos: fundação era de pedra, paredes auto-portantes de taipa de pilão, piso de tabua corrida e forro de estuque.

Joana Nely disse...

Com a riqueza vinda do plantio de café surgiram as vilas, que desenvolviam-se acompanhando o crescimento dos cafezais, quase todas na região sudeste.
Nas fazendas, as casas-grandes primeiramente eram simples, mas gradativamente se apropriaram de inovações vindas da Corte.

Mariana Botelho disse...

Com a grande riqueza provinda do café, provados se tranformam em vilas e as casas rurais em grandes fazendas. Casas de dois pvtos, com puxados destinados ao serviço e senzala, grandes varandas e setor intimo separado nas grandes casas.